O Samu de São João de Meriti recebeu, nesta quinta-feira (24), aparelhos celulares de última geração, que serão usados pelas equipes que trabalham nas ambulâncias do SAMU 192 baseadas no município. Os novos aparelhos foram adquiridos e distribuídos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), responsável pela gestão da Central de Regulação do serviço. A entrega foi feita pela secretária-executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, à secretária municipal de Saúde, Marcia Lucas, e ao superintendente do Samu na cidade, Luiz Felipe Silva.

Agilidade no atendimento

Além da tecnologia mais moderna e internet mais ágil, os celulares vão possibilitar que as equipes façam grupos de trabalho, facilitando a comunicação entre si e com a central, em Nova Iguaçu. Outra vantagem é que os novos aparelhos possuem um recurso de localização. De acordo com Rosangela Bello, São João de Meriti foi a primeira base a ser beneficiada pela troca dos equipamentos. Os próximos municípios serão Japeri, Queimados e Nova Iguaçu.

Esse investimento é fundamental para reduzir ainda mais o tempo de resposta ao chamado dos pacientes. Quanto menor o tempo entre a ligação e a chegada da ambulância com todos os recursos, melhor será a qualidade do atendimento. Essa é meta que a gente persegue no Samu“, afirma a secretária-executiva do Cisbaf.

Para a secretária Marcia Lucas, a chegada dos novos aparelhos será muito útil para tornar ainda mais eficiente o trabalho das equipes do Samu.

Modernizar esse espaço foi uma das primeiras medidas do prefeito Dr. João quando assumiu o governo. Agora, nossos profissionais trabalham incessantemente para atender a população. E todo investimento é bem-vindo para que as equipes possam cumprir a missão de salvar vidas”, diz.

A base, que foi completamente reestruturada pelo novo governo, possui seis ambulâncias, duas para assistência de alta complexidade. De janeiro a agosto, foram registrados 3.832 atendimentos. Em todo o ano passado, o total foi de 2.575.

Tecnologia de ponta é importante para reduzir o tempo resposta do atendimento aos munícipes de Meriti“, garante o superintendente Felipe.

Recentemente, as ambulâncias também passaram a contar com um tablet para redução no tempo de atendimento ao solicitante. A tecnologia, também implantada pelo Cisbaf, oferece inúmeras vantagens, como agilidade na transferência de informação do paciente à equipe socorrista, padronização dos dados preenchidos, possibilidade de armazenar todos os procedimentos e medicamentos administrados durante o atendimento, bem como monitoramento em tempo real das ambulâncias e equipes.

Veja também:

Políticas para saúde da mulher ganham força em enc... A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, com o apoio do Fórum de Saúde Meriti, realizaram hoje (20) a Plenária Ampliada sobre a Saúde da...
Prefeitura de São João leva mutirão da saúde aos b... Uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde de São João de Meriti estará com um consultório de rua no CIEP 180, na próxima semana, para atender...
Maria Helena e Canarinho disputam a final do Baixa... Destaques da competição foram convidados para times como Cruzeiro, Grêmio e Botafogo O campeonato Baixada Champions League, que agitou os campos d...
Calendário de Matrículas de Jovens e Adultos ̵... A Prefeitura Municipal de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Educação, divulga o Calendário das matrículas para o 2º Semestre de 2...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>