Uma cidade de respeito a liberdade religiosa e a tradição afro-brasileira. Assim tem sido São João de Meriti. Nesta sexta-feira (17), durante o Festival Literário Internacional da Diáspora Africana (Flidam), foi inaugurada a placa de tombamento do Axé Opo Afonjá. O terreiro é o primeiro do estado a se tornar patrimônio cultural.

O prefeito Dr. João disse que estava muito feliz em participar do evento: “Primeiro terreiro do estado tombado no Rio de Janeiro. Patrimônio Cultural do estado, principalmente, de São João de Meriti, que tem uma riqueza cultural muito grande”.

“Temos trabalhado muito para resgatar essa cultura em São João. Temos descoberto coisas preciosas na cidade. Descobri hoje essa preciosidade aqui. Eu ainda não tinha conhecimento deste patrimônio cultural que estamos adquirindo hoje”, revelou o chefe do executivo.

“Quero agradecer a todos que contribuíram para estarmos aqui. Aos meus ancestrais e a todos os Orixás. Eu agradeço demais ao prefeito. Que Xango o abençoe”, emocionou-se a ialorixá do Axé Opo Afonjá, Regina Lúcia de Iemanjá.

De acordo com Sergio Linhares do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), “Esse é o primeiro tombamento de terreiro do estado do Rio. Tem um significado enorme. É importante lembrar que a cultura do estado é para todos”, ressaltou.

Segundo o superintendente de Igualdade Racial, Frei Tatá, “É uma alegria muito grande. Agradeço a presença de todos. É muito importante cuidar, não apenas tombar. A vinda do prefeito nesta inauguração da placa de tombamento vai ficar para a história”, garante.

Para a jornalista e escritora, Rosiane Rodrigues, “Estar nesta casa neste momento de tanta importância é uma honra e uma dádiva. Eu escrevi esses livros não para falar somente de terreiro, mas de respeito ao outro pelo o que ele se constitui. Cada um aqui representa um legado. É um patrimônio”, afirmou.

A psicóloga vinda de Salvador, na Bahia, Dra. Marcia Cruz, agradeceu por ter sido convidada para conhecer a cidade num momento tão especial: “É um marco. Estou muito emocionada de estar aqui”, ressaltou.

“Eu já me sinto em casa aqui. Agradeço toda acolhida. Para nós é muito importante participar de um momento histórico como este”, agradeceu o Subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa.

Veja também:

Prefeitura de Meriti inaugura moderno laboratório ... Meta é garantir qualidade, precisão e rapidez nos resultados dos exames na rede municipal A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretar...
Prefeitura de São João de Meriti inaugura Academia... A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, vai inaugurar nesta sexta-feira (10), às 16h, a ...
Prefeitura de Meriti inaugura centro de imagens pi... A Prefeitura de São João de Meriti inaugura, na próxima segunda-feira (22), no PAM Meriti, um centro de imagens que será referência na Baixada Flumine...
São João agora tem um Centro de Imagem e Diagnósti... Laboratório foi inaugurado nesta segunda-feira (22), no PAM Meriti O Centro de Imagem e Diagnóstico (CID) de São João de Meriti foi inaugurado nest...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>