Carroceiros também são alvo da ação

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de São João de Meriti iniciou, na manhã desta terça-feira (28), uma operação em parceria com a Secretaria de Limpeza Urbana de Duque de Caxias para retirada de dejetos de um terreno usado como lixão clandestino, no Jardim Metrópole, divisa entre os dois municípios. A meta é retirar mil toneladas de resíduos sólidos e entulho até sexta-feira. Estão sendo usados 10 caminhões para realização do serviço.

O acúmulo de lixo no terreno, que pertence à empresa Light, é provocado por carroças e caminhões que despejam detritos diariamente no local. Na ação de hoje, os carroceiros foram orientados sobre a ilegalidade do uso de animais de tração para o transporte de cargas. A força-tarefa também contou com apoio de vereadores das duas cidades, guardas ambientais e representantes da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de São João de Meriti.

Benefício aos moradores

O lixão, que é cercado por um CIEP estadual e pelas comunidades Olavo Bilac (Caxias) e Jardim Metrópole (Meriti), propicia a proliferação de insetos, ratos e outros animais, trazendo risco de saúde aos moradores, que circulam com frequência pelo local. “O terreno será fechado e a Prefeitura de São João vai fazer uma passagem alternativa para os moradores terem acesso às ruas sem ter que passar pelo entulho”, explica o subsecretário de Serviços Públicos, Paulo César Dias.

Os moradores aprovaram a iniciativa. “Quando fecharem o acesso vai melhorar para a gente. As crianças não vão mais ficar brincando no lixo”, diz o morador Rogério Carlos de Carli.

Participaram ainda da operação o secretário de Limpeza Urbana de Caxias, Jorge Silva; o fiscal ambiental de Meriti, Marcel dos Santos e os vereadores Rogério Fernandes e Claudio Thomaz, que fizeram a indicação conjunta.

“Esse lugar estava cheio de urubus e ratos. Melhorar a vida dos moradores é o mínimo que a gente pode fazer para que eles vivam num local limpo e que tenham higiene”, diz o vereador Rogério Fernandes.

Veja também:

Secretaria de Educação anuncia nova versão do proj... Programa, criado em 2017 para estimular alunos em distorção no ano de escolaridade ou idade, começa em setembro, mas já está sendo planejado A Secr...
Alunos de São João de Meriti visitam Bienal do Liv... Turmas do 5º ano da rede municipal participam de Chocolate Literário com escritora Isa Colli Alunos do 5 º ano da Escola Municipal Vila São João f...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>