Carroceiros também são alvo da ação

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de São João de Meriti iniciou, na manhã desta terça-feira (28), uma operação em parceria com a Secretaria de Limpeza Urbana de Duque de Caxias para retirada de dejetos de um terreno usado como lixão clandestino, no Jardim Metrópole, divisa entre os dois municípios. A meta é retirar mil toneladas de resíduos sólidos e entulho até sexta-feira. Estão sendo usados 10 caminhões para realização do serviço.

O acúmulo de lixo no terreno, que pertence à empresa Light, é provocado por carroças e caminhões que despejam detritos diariamente no local. Na ação de hoje, os carroceiros foram orientados sobre a ilegalidade do uso de animais de tração para o transporte de cargas. A força-tarefa também contou com apoio de vereadores das duas cidades, guardas ambientais e representantes da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de São João de Meriti.

Benefício aos moradores

O lixão, que é cercado por um CIEP estadual e pelas comunidades Olavo Bilac (Caxias) e Jardim Metrópole (Meriti), propicia a proliferação de insetos, ratos e outros animais, trazendo risco de saúde aos moradores, que circulam com frequência pelo local. “O terreno será fechado e a Prefeitura de São João vai fazer uma passagem alternativa para os moradores terem acesso às ruas sem ter que passar pelo entulho”, explica o subsecretário de Serviços Públicos, Paulo César Dias.

Os moradores aprovaram a iniciativa. “Quando fecharem o acesso vai melhorar para a gente. As crianças não vão mais ficar brincando no lixo”, diz o morador Rogério Carlos de Carli.

Participaram ainda da operação o secretário de Limpeza Urbana de Caxias, Jorge Silva; o fiscal ambiental de Meriti, Marcel dos Santos e os vereadores Rogério Fernandes e Claudio Thomaz, que fizeram a indicação conjunta.

“Esse lugar estava cheio de urubus e ratos. Melhorar a vida dos moradores é o mínimo que a gente pode fazer para que eles vivam num local limpo e que tenham higiene”, diz o vereador Rogério Fernandes.