A Defesa Civil de São João de Meriti, órgão ligado à Secretaria de Ordem Pública, lançou, nesta sexta-feira (22), o Plano Verão, que prevê um conjunto de ações para garantir a segurança da população no período de chuvas. No evento, também foi realizada a formatura de agentes no curso de qualificação, chancelado pela Escola de Defesa Civil do Estado e foi feito um balanço das ações de prevenção neste ano.

“Nós fizemos um trabalho intenso, desde o início do ano, em parceria com todas as secretarias municipais, e hoje já se percebe a diferença. Estamos mais preparados para atuar em situações de catástrofes. Também demos visibilidade ao trabalho nas mídias sociais para que a população entendesse nossos planos. Modernizamos ainda nossas ferramentas tecnológicas. Antes tudo era feito manualmente. Hoje nossas respostas por SMS, por exemplo, estão mais rápidas e conseguimos chegar a mais casas”, diz o coordenador da Defesa Civil, Major Samir Fernandes.

O evento contou com a presença do prefeito Dr. João, do vice-prefeito Gelson Azevedo, do secretário de Ordem Pública, coronel Francisco Dambrosio e o coordenador regional da Defesa Civil na Baixada Fluminense, coronel Luiz Sergio.

“Temos 58 morros e muitas áreas de risco que requerem cuidados de prevenção e isso foi feito ao longo deste ano. No governo passado, a cidade recebeu R$ 5 milhões de recursos para prevenção de encostas e nada foi feito. Hoje temos dificuldade para conseguir recursos porque não houve prestação de contas da verba. Mas estamos agindo para reverter essa situação”, disse Dr. João.

Major Samir informou que o órgão está fazendo toda gestão de ocorrências numa plataforma eletrônica, gerando estudos e dados para facilitar a atuação preventiva. E acrescentou que o município aderiu à campanha Cidade Resiliente, iniciativa da ONU para promover a gestão local de risco de desastres nas Américas.

“Agradeço o trabalho realizado pela Defesa Civil, mesmo com algumas dificuldades. Ano que vem vamos trabalhar para investir nos equipamentos necessários para melhorar a estrutura do órgão”, garantiu o vice-prefeito Gelson Azevedo.

Veja também:

Balanço Defesa Civil Nas últimas 24 horas, o município de São João de Meriti sofreu com as fortes chuvas. Foram registradas mais de 43 solicitações à Defesa Civil e ao Cor...
Conselho de Desenvolvimento Urbano discute o plano... A Secretaria Municipal de Captação de Recursos, Urbanismo e Habitação realizou na tarde desta quarta-feira (26), a segunda reunião do Conselho Municip...
Prefeitura de São João reinaugura mais uma escola ... Os alunos da Escola Municipal José M. Castanheira, na Vila São João, tiveram uma manhã animada e muito especial, nesta sexta-feira (15), na reinaugura...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>