Lançado mês passado pela prefeitura de São João de Meriti, o Alvará online para atividades de baixo risco (como pedreiros, fotógrafos, motoristas, cabeleireiros, manicure e pedicure) foi apresentado nesta quinta-feira (8/03) aos contadores e empresários, no auditório do Colégio Fluminense de Vilar dos Telles. Parceria entre a Prefeitura, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e o Sebrae/RJ, a ação tem como objetivo estimular a regularização de novos negócios no município.

Para o secretário de Fazenda e Planejamento Alexandre Victorino de Oliveira, o alvará online vai facilitar a vida do empresário. Segundo ele, o processo, que levava de dois a três meses para liberação, agora sairá em até cinco dias úteis. “Os processos serão totalmente informatizados e poderão ser concluídos em até 72 horas, dependendo do ramo de atividade da empresa”, explicou.

Aumento na arrecadação

No evento, técnicos da Fazenda também apresentaram uma nova ferramenta de informática que vai proporcionar o crescimento da arrecadação, sem aumentar os tributos, já que o município terá maior participação no índice de ICMS. Em 2017, com o início desse trabalho, ainda de forma manual, a Secretaria de Fazenda conseguiu incrementar a arrecadação em R$ 12 milhões para os próximos dois anos.