Encontro, que reuniu gestores e profissionais da rede municipal de ensino, discutiu “O Sentido da Educação”

Profissionais da rede municipal de ensino de São João de Meriti participaram esta semana (13 a 15/3) da Jornada Pedagógica 2018, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, na sede da Universidade Estácio de Sá no município. O encontro trouxe aos profissionais da área esclarecimentos e reflexões em relação ao trabalho e a importância de cada um na escola. O evento teve a participação do secretário de Educação Bruno Correia e dos subsecretários Rita de Cássia e Hélio Porto, além de professores, funcionários e coordenadores da rede municipal.

Na abertura, o palestrante Julio Cesar Araújo dos Santos, professor-doutorando pelo PPGEDUC Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela UFRRJ, levou a temática “O Sentido da Educação na Diversidade”. A discussão abordou o papel do professor e a Educação como prática de Liberdade, incluindo o debate sobre a questão da igualdade racial e o preconceito em relação às diferenças culturais, de raça e religião.

Nos dias seguintes, outros temas entraram em pauta, entre eles, “O Sentido da Educação Inclusiva”, com a palestrante Marcela Francis, doutoranda em Educação. Ela levou no encontro a reflexão sobre a importância do educador na Educação Especial, como trabalhar de forma colaborativa junto com o professor do ensino comum, sendo uma forma de direcionar e incluir o aluno numa perspectiva ampla e calcada nos Direitos Humanos.

A Jornada Pedagógica contou ainda com a participação de Marcel Álvaro de Amorim, doutor em Linguística Aplicada pelo IFRJ de São João de Meriti, que teve como tema “O Sentido do Letramento”, que é muito mais do que aprender a escrever e falar a Língua Portuguesa, mas pensar como trabalhar o material didático na sala de aula.

“O Sentido da Educação como Direito Fundamental” foi outro tema discutido no encontro com as palestrante Érika Glória, coordenadora de Direitos Humanos na SEMCULDHIR e Simone Moraes, superintendente de Juventude, onde foram abordadas as dificuldades que ainda persistem dentro de sala em lidar com as diversidades, como Identidade de Gênero, Orientação Sexual e Diversidade Religiosa.

A Professora Patrícia Corsino, da UFRJ, trouxe para o debate a Educação Infantil. Corsino colocou em questão a criança como ser integral que se relaciona com o mundo a partir do seu corpo em vivências concretas com diferentes crianças e em distintas linguagens: o Brincar como forma prática de ensino.

A Palestrante Gilcilene de Oliveira Damasceno, professora-adjunta da UFRJ, levou para a mesa o tema “O Sentido da Educação para a Cidadania” no sentido integral com outras percepções, desenvolver no aluno o interesse em participar da vida política, tornando-se um dirigente no futuro, buscando a valorização de seus ideais.

Finalizando a jornada, o palestrante Lincoln Santos, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UFRJ, trouxe o tema “O Sentido da Educação e suas conquistas”. O especialista abordou a questão da escola como reflexo dos valores ideológicos, levando em conta a qualidade do ensino na Escola Pública.

“Foi um encontro muito produtivo. Uma oportunidade de atualização dos nossos profissionais e um espaço livre para a reflexão e a troca de ideias. Agradeço o compromisso de todos os envolvidos nesta Jornada. Foram dias de muito aprendizado e conquistas”, afirmou o secretário Bruno Correia.


Veja também:

Prefeitura investe em novos caminhões para aperfei... O prefeito Dr. João e o vice-prefeito Gelson Azevedo apresentaram, neste domingo (11), 12 novos caminhões compactadores, que serão usados na coleta de...
Idosos de São João de Meriti participam de sessão ... Hoje foi dia de filme! Os idosos da Subsecretaria da Melhor Idade foram, nesta manhã (5), ao Guadalupe Shopping para uma sessão de cinema. A iniciativ...
Teatro do Centro Cultural Meritiense lota no prime... Reinaugurado na última sexta-feira (1), o Teatro Jacy Alves dos Santos Júnior, no Centro Cultural, em Vilar dos Teles, já abriu as portas para a popu...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>