Encontro, que reuniu gestores e profissionais da rede municipal de ensino, discutiu “O Sentido da Educação”

Profissionais da rede municipal de ensino de São João de Meriti participaram esta semana (13 a 15/3) da Jornada Pedagógica 2018, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, na sede da Universidade Estácio de Sá no município. O encontro trouxe aos profissionais da área esclarecimentos e reflexões em relação ao trabalho e a importância de cada um na escola. O evento teve a participação do secretário de Educação Bruno Correia e dos subsecretários Rita de Cássia e Hélio Porto, além de professores, funcionários e coordenadores da rede municipal.

Na abertura, o palestrante Julio Cesar Araújo dos Santos, professor-doutorando pelo PPGEDUC Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela UFRRJ, levou a temática “O Sentido da Educação na Diversidade”. A discussão abordou o papel do professor e a Educação como prática de Liberdade, incluindo o debate sobre a questão da igualdade racial e o preconceito em relação às diferenças culturais, de raça e religião.

Nos dias seguintes, outros temas entraram em pauta, entre eles, “O Sentido da Educação Inclusiva”, com a palestrante Marcela Francis, doutoranda em Educação. Ela levou no encontro a reflexão sobre a importância do educador na Educação Especial, como trabalhar de forma colaborativa junto com o professor do ensino comum, sendo uma forma de direcionar e incluir o aluno numa perspectiva ampla e calcada nos Direitos Humanos.

A Jornada Pedagógica contou ainda com a participação de Marcel Álvaro de Amorim, doutor em Linguística Aplicada pelo IFRJ de São João de Meriti, que teve como tema “O Sentido do Letramento”, que é muito mais do que aprender a escrever e falar a Língua Portuguesa, mas pensar como trabalhar o material didático na sala de aula.

“O Sentido da Educação como Direito Fundamental” foi outro tema discutido no encontro com as palestrante Érika Glória, coordenadora de Direitos Humanos na SEMCULDHIR e Simone Moraes, superintendente de Juventude, onde foram abordadas as dificuldades que ainda persistem dentro de sala em lidar com as diversidades, como Identidade de Gênero, Orientação Sexual e Diversidade Religiosa.

A Professora Patrícia Corsino, da UFRJ, trouxe para o debate a Educação Infantil. Corsino colocou em questão a criança como ser integral que se relaciona com o mundo a partir do seu corpo em vivências concretas com diferentes crianças e em distintas linguagens: o Brincar como forma prática de ensino.

A Palestrante Gilcilene de Oliveira Damasceno, professora-adjunta da UFRJ, levou para a mesa o tema “O Sentido da Educação para a Cidadania” no sentido integral com outras percepções, desenvolver no aluno o interesse em participar da vida política, tornando-se um dirigente no futuro, buscando a valorização de seus ideais.

Finalizando a jornada, o palestrante Lincoln Santos, doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UFRJ, trouxe o tema “O Sentido da Educação e suas conquistas”. O especialista abordou a questão da escola como reflexo dos valores ideológicos, levando em conta a qualidade do ensino na Escola Pública.

“Foi um encontro muito produtivo. Uma oportunidade de atualização dos nossos profissionais e um espaço livre para a reflexão e a troca de ideias. Agradeço o compromisso de todos os envolvidos nesta Jornada. Foram dias de muito aprendizado e conquistas”, afirmou o secretário Bruno Correia.


Veja também:

Dia D imuniza mais de 3600 crianças contra sarampo... O movimento nos postos de saúde de São João de Meriti foi tranquilo no sábado (18), Dia D de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite. Segundo a Secret...
Prefeitura de São João reinaugura praça cujo nome ... A Prefeitura de São João de Meriti irá devolver para a população na próxima sexta-feira (28), às 18h, a Praça Alfredo Lima, no Jardim Meriti. Conhecid...
Educação de Meriti vai ao Chile O talento de um estudante da rede municipal de São João de Meriti está rompendo fronteiras. O trabalho artístico de Leonardo Gonçalves Almeida Pereira...
Funcionários da Saúde recebem orientações sobre nu... O cuidado com alimentação é essencial para ajudar na recuperação de pacientes. Por isso, a coordenadora de Nutrição da Secretaria de Saúde, Daniele Me...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>