A Secretaria Municipal de Educação promoveu o primeiro Workshop Pedagógico – Ações inovadoras. A ideia é trocar experiências para trazer conhecimentos dos projetos realizados nas unidades escolares da rede. O encontro contou com a participação do secretário de Educação, Bruno Correia, da subsecretária Rita Barbosa, da superintendente pedagógica, Silma Cleris, e da coordenadora de ensino Cristiane Alves.

Várias escolas participaram da ação, com temas que trouxeram novos olhares para a educação. A Escola Municipal Maria Rodrigues Cardoso trouxe para a sala o debate sobre cuidados pessoais, hábitos de limpeza, organização e cuidados necessários de higiene. Já a escola Rui Barbosa, apresentou o projeto ‘Pequenos atos…Grandes transformações’, que é a troca de cabide e ensina o ato de cuidar e olhar o outro.

A Escola Deputado Lucas, mostrou no encontro o projeto ‘Quem Ama Cuida’, que traz o encanto, o resgate da autoestima dos alunos e a participação dos pais. “Esse projeto aumentou a autoestima dos nossos alunos e os pais agora estão participando mais de nossas atividades”, disse Laurinete, coordenadora de turno da escola.

A Creche Favo de Mel apresentou o projeto ‘Circuito Motor’, onde são realizadas atividades diferenciadas voltadas para o brincar. “Hoje vejo que os pais estão participando mais da vida escolar de seus filhos e as crianças percebem assim seu valor ao ver que estão sendo assistidos por seus pais e isso os motiva a realizar atividades dentro da escola”, disse a diretora Paula Valéria.

O workshop é isso, fazer essa troca com ações cooperativas, pois só se faz Educação forte quando temos o compartilhamento de experiências, projetos e ideias”, revelou o secretário Bruno Correia.

Projetos de leitura e escrita foram destacados na pauta, como o da Escola Valério Villas Bôas com o ‘EndoideLer – criando e recriando através da leitura’. O objetivo é valorizar o ato de ler, sem torná-lo uma obrigação, mas sim algo agradável. E a escola Casimiro de Abreu apresentou dois projetos: ‘Desconstruindo Estereótipos’ e ‘O Encantamento das Letras’. O primeiro vem para mudar a maneira como os alunos veem a população indígena, apenas como referência ao passado da colonização, com foco em pensar essa população na contemporaneidade, sua cultura e diversidade. E o segundo projeto trabalha com diversos gêneros textuais e a realização da culminância, onde os alunos montam um livro. “A ideia dos nossos projetos na Casimiro é valorizar o espaço que o aluno ocupa e dar voz ao aluno mostrando sempre sua importância na vida social” disse a professora Asteca Ramos.

A Escola Unidade Integrada mostrou suas ações como ‘Horta na escola’ e ‘Canal L5’. O primeiro trabalha a Hortoalfabetização, termo usado pela orientadora Lucia, onde a ideia é alfabetizar os alunos utilizando vocabulário pertinente à horta. E o segundo criado junto com seus 5 alunos um canal Youtube Canal L5, onde alunos que antes tinham baixa estima, agora demonstram e tem reconhecimento de seus valores. Um dos objetivos do projeto é despertar habilidades de grandes pesquisadores.

Outra escola que teve destaque em relação à atividades de meios de Comunicação foi a escola Armando de Oliveira com o projeto ‘É notícia no Armandinho’, cujo objetivo é estimular a escrita, a produção e o letramento, interagindo com as outras turmas da escola. Além disso, outro projeto realizado na mesma unidade é o ‘No Armandinho brincadeira com aprendizagem não tem hora, acontece Aqui e Agora’, no qual o foco é desenvolver atitudes e hábitos baseados na solidariedade, respeito e aceitação às normas de convivência.

A escola Presidente Kennedy desenvolveu o projeto que teve como tema Inclusão, que pretende trabalhar a releitura de contos e histórias com a integração dos alunos autistas no intuito de unir todos no espaço democrático. “Muitos alunos sentem dificuldade e são prejudicados por conta das formas como são tratados no meio familiar quando os pais não aceitam suas condições. Para isso, buscamos trabalhar suas necessidades como a socialização e autoestima. Temos o aluno Yuri, que há três anos chegou sem nenhuma aproximação dos colegas. Hoje, com o projeto de inclusão, já está integrado”, revelou a diretora da unidade, Márcia Bioza.

A escola Mariza Azevedo Catarino discursou o tema ‘Habilidades’, que apresenta diversas atividades: arte, expressão, atividades lúdicas, psicomotricidade, desenvolvimento da sensibilidade através da arte, como a estamparia, onde os alunos autistas estampam camisas para produção da camisa do Marisa. “Não basta ter livro, caderno e lápis, é preciso ter os objetos a serem explorados por nossos alunos, eles precisam ter estímulos de aprendizagem através da arte” disse o diretor Ronaldo de Souza.

E o CIEP 180 João Goulart abrilhantou o encontro com o projeto ‘Libras para Todos’, cujo objetivo é tornar a escola um ambiente bilíngue, integrando todos da comunidade. “Quando há integração da família, dos funcionários, professores e comunidade em geral, nós nos motivamos ainda mais porque para trabalhar com Educação Especial é preciso amar o que faz” revelou a diretora Jacimar Consendey Linhares.

Fonte: Secretaria municipal de Educação

Veja também:

Secretaria de Educação anuncia nova versão do proj... Programa, criado em 2017 para estimular alunos em distorção no ano de escolaridade ou idade, começa em setembro, mas já está sendo planejado A Secr...
Atividades da Semana do Meio Ambiente se concentra... As crianças que participarem da Semana do Meio Ambiente nesta quarta-feira (7), a partir das 10h, no Ciep 180, vão aprender a fazer hortas verticais. ...
São João de Meriti brilha na estreia dos Jogos da ... Os atletas de São João de Meriti estrearam com o pé direito na 20ª edição dos Jogos da Baixada, neste sábado, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. N...
Desfile cívico em São João de Meriti acontece nest... A Prefeitura de São João de Meriti realiza, neste sábado (16), na Praça dos Três Poderes (em frente à prefeitura), em Vilar dos Teles, o desfile cívic...

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>