Os novos conselheiros da sociedade civil e do governo tomaram posse no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, na tarde desta quarta-feira (23), na sede do Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher). A solenidade marcou a retomada do conselho, que estava parado desde 2015. “Agradeço o empenho da sociedade civil. Sem ela, não seria possível a reativação do conselho. Temos que fazer São João de Meriti voltar a ser referência e ir além, fortalecendo e implementando políticas para a mulher”, disse o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa.

O evento contou ainda com a presença de Rosi Leite, superintendente da Mulher; Anderson Chaves, gerente de conselhos; Marilena Matos, dirigente espiritual do centro umbandista Casa de Cláudia; Leila Regina Silva Soares, da Casa da Cultura; Mãe Lúcia, do Grupo de Mulheres Yepondá e Anatiely Barbosa, do Ministério Primeiro Amor, entre outros representantes da sociedade civil e do governo municipal.

“Hoje é o ponta pé inicial. Estamos retomando nossa política pública. As portas estarão abertas. Tenho muito a aprender com vocês. Vamos reconstruir a nossa história”, afirmou a superintende da Mulher, Rosi Leite.

A representante da Casa da Cultura ressaltou que a política das mulheres de São João de Meriti vem de longe. “É resultado de uma luta de muitos anos. A gente milita e aprendeu que precisa empoderar as mulheres em todos os espaços. O conselho tem uma série de funções e tem autonomia para dialogar”, destacou Leila Regina.

Mãe Lúcia pediu união para que o conselho seja retomado com força total. “Quando caminhamos juntas, caminhamos melhor porque nos protegemos”, garantiu a líder religiosa.

Receberam o certificado de posse pela sociedade civil: Ministério Primeiro Amor (titular: Anatiely Matos de Oliveira Barbosa e suplente: Maria Cristiane de Pontes Pereira); Casa da Cultura (titular: Leila Regina Silva Soares e suplente: Margareth Veiga Felipe); Fórum de Economia Solidária de São João de Meriti (titular: Regina Célia dos Santos Guimarães e suplente: Maria Iraci Martins Macedo); Grupo de Mulheres Yepondá (titular: Ana Lúcia Ferreira e suplente: Tatiana Pereira das Neves Nunes); Casa de Cláudia (titular: Marilena de Mattos Andrade e suplente: Bárbara Cristina Barbosa Villas Bôas); Ylê Omolu Oxum (titular: Dhandara Nascimento dos Santos e suplente: Samira Reis Marques da Silva).

Pelo governo: Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Direitos Humanos e Igualdade Racial (titular: Rosimar Cassimiro Augusto e suplente: Amanda Lourenço Cascaes Teles); Secretaria Municipal de Saúde (suplente: Luzimar Freitas); Secretaria Municipal de Educação (titular: Jacqueline de Oliveira Duarte Ferreira e suplente: Keila Carvalho dos Santos Rêgo); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (titular: Lorrane dos Santos e suplente: Rita Lisieux Ignacio); Secretaria Municipal de Assistência Social (titular: Tatiana Soares da Silva e suplente: Ivanilda Chagas Tedeschi); Secretaria Municipal de Trabalho, Ciência e Tecnologia (titular: Ana Cláudia Miranda e suplente: Renata Lemos Coloneze).