Inciativa conta com apoio da Prefeitura

A Associação dos Amigos do Museu Marinheiro João Cândido inaugurou, neste domingo (24), sua sede, em São João de Meriti. A solenidade aconteceu em um dia especial. “24 de junho, data na qual se comemora o aniversário do marinheiro João Cândido foi inaugurada a sede da Associação, que tem como missão promover, valorizar, resgatar, divulgar e contribuir para a implementação do Museu Marinheiro João Cândido” afirmou o presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/SJM, Dr. Evandro Aleluia, que acrescentou estar engajado no propósito de tornar o marinheiro herói nacional.

No evento, o professor Mário Chagas, da Rede de Museologia Social do Estado e presidente do Museu da República, contou a história do almirante que liderou a Revolta da Chibata, movimento que acabou com os castigos corporais na Marinha brasileira, em 1910. Já os membros da Casa de Caridade Pai Benedito de Angola cantaram sambas em homenagem a João Candido.

A cerimônia contou com a presença do filho do marinheiro, Sr. Candinho; Luciene Figueiredo, superintendente de Museus do Estado; Mãe Zilmar, presidente da Associação e dirigente da casa Pai Benedito de Angola e várias organizações da sociedade civil. A Prefeitura foi representada, através da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, pelo superintendente de Políticas de Igualdade Racial, Frei Tata.