Agente

Juvenil

O projeto visa capacitar jovens de 12 a 18 anos no município. Tendo como suporte a rede de educação, funciona de forma mais efetiva nas escolas municipais tendo, porém alcançado a rede estadual de ensino. Podendo acontecer também capacitações fora do âmbito escolar.

O agente juvenil é mais um para tomar conta da cidade e nos ajudar em situações de perigo, entre outras adversidades. O Agente Juvenil de Defesa Civil é uma das ações do Programa Defesa Civil nas Escolas, que faz parte do Programa Permanente de Preparação para Redução de Desastres. Visando a redução os riscos de desastres, capacitação perceptiva da população aos perigos, a iniciativa trabalha com um dos maiores multiplicadores da sociedade: a criança. Esse projeto tem uma grande importância já que estimula o aprendizado da cidadania, criando uma consciência de grupo diferenciada pelo amor ao próximo O Projeto Defesa Civil nas Escolas tem mais quatro frentes de trabalho: Agente Mirim de Defesa Civil, Escola Mais Segura, Evacuação Escolar e Capacitação de Professores e Funcionários de Educação.

O Programa é uma parceria de sucesso entre várias Secretarias e órgãos como Educação, Saúde, Segurança, Ambiente e Defesa Civil, e etc. e contempla os seguintes projetos atualmente:

ESCOLA MAIS SEGURA

Consiste em uma vistoria técnica de toda parte estrutural do prédio escolar.

DEFESA CIVIL E AÇÕES DE ACOLHIMENTO E CUIDADO (PROSA)

Projeto de formação continuada do profissional de educação.