Plano de

Contingências

É o documento que registra o planejamento elaborado a partir do estudo de um ou mais cenários de risco de desastre e estabelece os procedimentos para ações de alerta e alarme, resposta ao evento adverso, socorro e auxílio às pessoas, reabilitação dos cenários e redução dos danos e prejuízos. (Secretaria Nacional de Defesa Civil).

O plano de contingências para os riscos relacionados as ocorrência de chuvas (Deslizamentos, alagamentos e Inundação) estabelece as ações de prevenção e mitigação, visando a diminuição de possíveis danos humanos (vítimas parciais e fatais). Neste documento são descritas as diversas ações da Defesa Civil, que vão desde a previsão e o monitoramento meteorológico até o estabelecimento de níveis de aviso (VIGILÂNCIA, ATENÇÃO, ALERTA e ALERTA MÁXIMO). As informações dos níveis de aviso são divulgadas por meio de Facebook, Site Defesa Civil, grupos do WhattsApp e Mensagens de SMS.

O plano contempla ainda uma matriz de articulação interinstitucional, na qual estão descritas as ações atinentes a cada agência municipal dentro do Sistema de Defesa Civil (Prevenção, Mitigação, Preparação, Resposta e Recuperação).

Além dos planos relacionados aos desastres causados pelas chuvas, a Defesa Civil de São João de Meriti também possui planos de contingência relacionados à escassez de chuva, para desastres tecnológicos, para acidentes no transporte ferroviário de passageiros, para incêndios em aglomerados residenciais e desastres relacionados ao transporte de produtos perigosos.

Documentos