Sistema de Alerta e

Alarmes

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil mantém um sistema de alerta e alarme que consiste em ações para alertar a população quanto ao risco de deslizamentos no município. As ações do sistema estão descritas no plano de contingências e no plano de ações.

A primeira ação do sistema á realizada através do setor de meteorologia, o qual disponibiliza a previsão do tempo e boletins meteorológicos especiais, que são divulgados na página principal deste site e nas redes sociais (Facebook e WhatsApp). De acordo com a previsão ou a ocorrência de acumulados de chuva significativos, os níveis de avisos variarão desde o menor nível (Vigilância) até o maior nível que é o Alerta Máximo, nível este que indica a necessidade da população deixar o local de risco e seguir para um ponto de apoio seguro.

Para o monitoramento da precipitação são utilizados oito pluviômetros automáticos, oriundos de convênio com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (CEMADEN), do Ministério da Ciência e Tecnologia, que são acessados via web e nos dão a possibilidade de realizar o acompanhamento de forma remota da quantidade de chuva. A partir deste monitoramento podemos identificar a magnitude da chuva (chuvisco, fraca, moderada, forte, muito forte) e os índices anteriores acumulados.

Para alertar a população da necessidade de evacuação caso a chuva atinja níveis críticos serão utilizados os meios de mídia social (facebook, WhatsApp e site da prefeitura), o envio de SMS para os moradores que foram previamente cadastrados e o toque da sirenes instaladas no município. O sistema de sirenes é composto ainda de 12 blocos de auto-falantes (localização) e quatro pluviômetros automáticos (localização) instalados em pontos críticos de deslizamento da cidade. As sirenes e os pluviômetros também podem ser acessados remotamente e a aquisição destes equipamentos foi oriunda da parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Defesa Civil. Atualmente os blocos de sirenes e pluviômetros deste sistema se encontram em manutenção.

Localização dos Pluviômetros