A Secretaria Municipal de Captação de Recursos, Urbanismo e Habitação realizou na tarde desta quarta-feira (26), a segunda reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Com a presença de funcionários municipais, lideranças comunitárias e moradores foi apresentado o tema Plano Diretor de São João de Meriti.

O debate foi conduzido pelo urbanista Demetre Anastassakis, que ressaltou em sua apresentação a importância do Município ter um Plano diretor como norteador do planejamento Urbano.
Também abordou a importância do Plano estratégico metropolitano conduzido pelo governo do Estado, que tem como um dos produtos o fornecimento da base cartográfica atualizada.

Em sua apresentação, Demetre destacou o papel e a vocação que a cidade já teve no passado, considerada um dos grandes centros comerciais do país.

Ao apresentar o plano diretor, destacou alguns aspectos existentes na Lei que são bastante importantes e atuais, que permitem à cidade se desenvolver de forma planejada, sem grandes ônus aos cofres municipais. Uma destas iniciativas prevê a criação de áreas de especial interesse sócio ambiental.

O urbanista concordou com a secretaria municipal Ruth Jurberg sobre importância da participação da sociedade no debate sobre a temática urbana. E que este é um desafio que deve ser buscado de maneira permanente.

O Major das Defesa Civil, Samir Fernandes, parabenizou a retomada do Conselho e pediu para que seja incluída, no plano diretor, a questão da redução do risco. “Quando tudo dá errado, a gente recolhe corpos e consola as pessoas. Temos que pensar na prevenção para evitar que isso aconteça”, afirmou o Major.

Foi acertado que a próxima reunião será no dia 30 de agosto, em local a ser definido.