A Secretaria de Captação de Recursos, Urbanismo e Habitação realizou nesta tarde, em parceria com o Governo do Estado, um encontro para debater propostas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio.

Vicente Loureiro, diretor-executivo da Câmara Metropolitana, falou sobre os principais desafios da Região Metropolitana, como planejamento e governança; interligar cidades em rede para encurtar tempo de deslocamento das pessoas; povoar áreas que já tenham melhor infraestrutura; e ofertar moradia, trabalho, serviços e equipamentos públicos juntos.

“Não é fácil, mas temos que perseguir essas mudanças. Hoje se gasta muito tempo com deslocamento no Rio. Com isso, a gente perde qualidade de vida. É mais lógico reduzir as distâncias para que as pessoas percam menos tempo de deslocamento, por exemplo, de suas casas para trabalho. Torna a vida mais barata”, ressaltou Loureiro.</´p>

De acordo com o prefeito Dr. João, “Nossa região precisa estar unida. A Baixada Fluminense precisa estar integrada, pois muitas vezes, é esquecida. Os deputados federais que representam esta área fizeram uma frente para atrair investimentos, independente da política partidária”, elogiou.

O prefeito também falou sobre a questão da Segurança Pública, que é motivo de medo para moradores e empresários.

“As polícias precisam dar segurança às cidades da Baixada para coibir esses pequenos assaltados que atrapalham a vida dos empresários. Muitas empresas estão indo embora pra falta de segurança. Isso impacta diretamente nos empregos em nossa cidade”, defendeu Dr. João.

Segundo a secretária da pasta, Ruth Juberg, “Estamos à frente da primeira parceria público privada interfederativa do país, que compreende o Centro de São João e a Pavuna no Rio, com o apoio da Câmara Metropolitana. A ideia é debater de que maneira as cidades terão melhor qualidade de vida, integrando seus serviços. O Conselho de Desenvolvimento Urbano será o ponto de encontro deste debate metropolitano”, explicou.

O representante da Câmara de São João, vereador Mica, fez uma homenagem da casa legislativa a Vicente Loureiro. “Quero entregar essa medalha por tudo que ele tem feito, não só por São João, mas por toda Baixada Fluminense”, falou.