Município sediou reunião de secretários da pasta na Baixada Fluminense

São João de Meriti sediou o segundo encontro de secretários municipais de Trabalho da Baixada Fluminense.  O encontro itinerante aconteceu na segunda-feira, 5 de agosto, no auditório do Centro Cultural da cidade. A iniciativa tem o objetivo da criação de políticas públicas para geração de emprego e renda, além de troca de experiências e debates sobre os problemas comuns na área do trabalho entre os municípios da região.

Participaram secretários e subsecretários dos municípios de São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Nilópolis e Queimados, além de um representante da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ana Asti, subsecretária de Emprego e Renda, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Emprego e Relações Internacionais, também marcou presença.

O secretário de Trabalho, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de São João de Meriti, José Carlos Gomes, falou dos projetos desenvolvidos na área para o município. “Nilópolis foi o primeiro a sediar esta reunião, e hoje realizamos aqui. Queremos trocar experiências. Temos, por exemplo, o projeto Semtracite nas Escolas, que desenvolvemos em parceria com a secretaria de Educação, que foi elogiado pelo Ministério Público, por meio da Assessoria de Direitos Humanos e Minorias. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da comunidade escolar aos documentos básicos, como carteira de identidade e de trabalho. E no dia 29 deste mês temos o desafio de realizar a feira de emprego para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, onde teremos várias empresas e o projeto Tudo Aqui Cidadão”, anunciou José Carlos Gomes.

Após ouvir as considerações de cada secretário, a subsecretária de Emprego e Renda do Estado, destacou as iniciativas disponíveis para os município. “Queremos levar as políticas de emprego, trabalho e renda para o interior do Estado, principalmente para os jovens. E para virar este jogo precisamos das parcerias. Estamos buscando espaços para instalar outras unidades do PoupaTempo, buscar alternativas para o SINE, levar a Casa do Trabalhador para todos os municípios, com cursos e capacitações, dar destaque à economia solidária, entre outras ações. E estamos à disposição das secretariais municipais para isso”, disse Ana Asti.

 

05 de Agosto de 2019

Fotos: Beto Franzen

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>