Igreja da Matriz, Casa da Grota e Parque Jardim Jurema são alguns dos patrimônios históricos, religiosos e culturais que farão parte do inventário turístico do município de São João de Meriti. O mapeamento de todas as atividades que permeiam o turismo meritiense teve início nesta terça-feira (28), em uma reunião entre a Superintendência municipal de Turismo e a equipe do curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus de Nova Iguaçu, coordenado pela professora Tereza Mendonça.

Além dos patrimônios culturais, históricos e religiosos serão catalogados os setores de gastronomia, hospedagem, agências de viagens, guias, transportes, artesanatos, eventos, parques, praças, pontos de observação, pólo automotivo e diversos outros serviços. “É importante ressaltar que São João de Meriti tem equipamentos e serviços de alta qualidade, que a própria população desconhece. Colocar a cidade na rota da Região Turística Baixada Verde é hoje nosso maior desafio”, afirma a superintendente de Turismo, Miriam Rodrigues.

No encontro, que aconteceu no Centro Cultural Meritiense, foi feita a apresentação da metodologia que será usada na coleta de dados. O próximo passo será o trabalho de campo, que contará com informações técnicas e geolocalização. “Além de pontuar as ofertas e demandas da cidade e da região, esse inventário servirá como base para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, numa etapa seguinte”, diz Miriam.

Participaram do primeiro encontro, as monitoras do curso de turismo, moradores de cidade, o secretário de Cultura, Waguinho Bastos, as coordenadoras Cris Roque e Glória Anchieta, o assessor de turismo Flávio Cardoso, a coordenadora de Projetos da Secretaria de Captação de Recursos, Júlia e a diretora do Sindicato de Hotéis da Baixada e Sul Fluminense, Amélia Magalhães.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>