Batom, rímel, blush, câmera fotográfica e sorrisos nos rostos. Assim foi a tarde desta quarta-feira (13) para os adolescentes que frequentam o grupo terapêutico do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), na Vila Tiradentes, em São João de Meriti. Os jovens participaram de uma oficina e foram modelos por um dia.

As reuniões, que acontecem segundas e quartas-feiras, têm como objetivo trabalhar a autoestima e o amor próprio dos jovens com depressão.

“Muitos chegam aqui com pensamentos negativos, humor deprimido e com uma ansiedade generalizada. Trabalhamos com eles formas que ajudem nesse processo”, comenta a psicóloga Camille Figueiredo.

A ideia da oficina de maquiagem e modelo surgiu a partir do relato de uma das pacientes.

“Sempre falamos no grupo sobre as dores e buscamos alternativas para que esses jovens consigam ver soluções. Através dos relatos vamos montando atividades lúdicas e foi assim que surgiu a ideia de trazer um fotógrafo para fazer a atividade com eles”, conta a também psicóloga e coordenadora da unidade, Polyana Figueira.

Luiza Hiraguchi frequenta o Capsi há quase dois. Ela procurou atendimento por causa da depressão e anorexia. Atualmente, cursa técnico em produção de moda e, há seis meses, começou a modelar:

“Depois que comecei a frequentar aqui melhorei muito. Me sinto bem melhor”, diz ela, que foi quem deu a sugestão de fazer as fotos: “Numa das reuniões eu contei que quando ficava triste gostava de me maquiar. Sugeri, então, a atividade e me prontifiquei a maquiar as meninas”.

Outra paciente da unidade, Beatriz Grasmann começou a participar das oficinas há cinco meses. Ela relata que melhorou o desempenho na escola, o humor e até a timidez.

“Gostei de ser fotografada. Foi ótimo para minha autoestima”, disse ela, uma das mais animadas diante da câmera.

Os registros foram feitos pelo fotógrafo Douglas Jacó, que doou seu tempo para passar a tarde no Capsi. “É a primeira vez que faço um trabalho assim. Fiquei muito feliz em ver esses jovens se sentindo livres, com um sorrisão. Um momento incrível como profissional e pessoa”, finaliza ele.

Fotos com o fundo amarelo: Douglas Jacó
Demais: Beto Franzen



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>