A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São João de Meriti abrem hoje (18) as inscrições para o cargo de conselheiro tutelar. Os candidatos interessados deverão comparecer ao protocolo geral da Prefeitura, das 9h às 16h, até o dia 19 de abril. O endereço é Avenida Presidente Lincoln, 899 – Vilar dos Teles.

Ao todo, são dez vagas de conselheiro tutelar e de suplente. Para participar, os candidatos devem ter reconhecida a idoneidade moral, comprovada com apresentação das certidões negativas dos distribuidores cível e criminal da justiça federal e estadual, tiradas na comarca. Além disso, é preciso ter idade superior a 21 anos, residir no município, ter comprovada experiência mínima de dois anos no atendimento aos direitos da criança ou do adolescente e também na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, ter comprovação de conclusão do ensino médio e ser indicado por entidade da sociedade civil devidamente registrada no CMDCA Meriti, órgão governamental, fundação ou estabelecimento público afeitos à criança e ao adolescente.

Serão exigidos, também, os documentos complementares:

• Certidões das varas criminais da comarca do seu domicílio
      Certidão de Regularidade junto à Justiça Eleitoral
      Certidão da Vara da Infância, no caso de conselheiro tutelar em exercício
      Carteira de identidade ou documento equivalente
      Duas fotos 3×4
      Certidão de quitação com as obrigações militares para os candidatos do sexo masculino